Empty space, drag to resize

O que está acontecendo com o mercado cripto?

Entenda o momento atual

Para melhor compreensão do que está acontecendo com o mercado cripto, precisamos olhar de um olhar mais amplo. Até mesmo aquilo que é externo ao setor, no curto prazo, tem causado boa volatilidade e até mesmo justificado algumas áreas do mercado não desenvolverem de forma notável. Com Donald Trump na presidência à aproximadamente 1 mês, tivemos grandes mudanças na forma como os Estados Unidos se posicionam no contexto geopolítico e em suas relações comerciais. 

Em uma constante luta em busca da meta de inflação, muitos desafios surgiram nesse processo. Com objetivo de diminuir deficits comerciais dos Estados Unidos, muitas tarifas foram impostas à outras economias do mundo. Isso tem gerado preocupações em como esse fator poderia reacender a inflação (ainda fora da meta) dos Estados Unidos. Essa preocupação tem colocado o dólar americano em posição de dominância mais uma vez.

Em relação ao setor cripto, tivemos poucas movimentações políticas a ponto de favorecer o mercado no curto e médio prazo. Ordens executivas foram assinadas, confirmando um posicionamento pró-cripto de Donald Trump, mas ainda sem efeitos práticos. A expectativa dos investidores gira em torno de uma reserva de ativos digitais por parte dos Estados Unidos, o que poderia levar a uma tendência de outros países também adotarem.

(Donald Trump assinando ordens executivas, Anna Moneymaker/Getty News)


Separação de Setores

O que para uns foi sofrimento, para outros nem tanto. Essa é a dinâmica do mercado de criptoativos, com ciclos que favorecem uns, e desfavorecem outros. Com o atual estado de "dormência" do mercado, algumas criptomoedas não sentiram esse efeito. Consolidando preços e até mesmo com leves oscilações positivas, o próprio Bitcoin permaneceu estavel nos últimos dois meses. 

Já em altcoins, a coisa muda bastante. Muitas altcoins devolvendo ganhos dos últimos meses, e até mesmo colocando em prova a confiança dos investidores que esperavam uma altseason apoiada pelas medidas de Donald Trump. Abaixo temos um indicador de altseason, que sinaliza um período favorável às altcoins quando 75% das top 50 criptomoedas estão com desempenho melhor que o Bitcoin. Notavelmente estamos em um período de dormência, sem tendências definidas:

(Altseason Index, Blockchain Center)

Liquidez do Mercado

Um dos pontos importantes a serem analisados é o fluxo do dinheiro dentro do mercado de capitais. Apesar da particularidade de cada setor, o comportamento dos investidores em relação ao medo e ganancia é sempre o mesmo. Em um período de incerteza com o futuro, ativos da renda variável podem consolidar e até certo ponto se correlacionarem. Abaixo temos o gráfico do Índice Dow Jones, S&P500 e o Bitcoin (respectivamente). Todos sem tendência definida desde meados de novembro (coincidentemente após as eleições americanas):

(Gráficos: Dow Jones, S&P500 e Bitcoin. TradingView)

Demanda por Dólares

Boa parte desta consolidação nos ativos podem ser justificadas pelo desinteresse de se expor, e em partes até mesmo uma saída de capital, o que acaba não sustentando as tendências de alta que visualizamos nos meses anteriores.

Em períodos de incerteza, a demanda por dólares aumenta porque ele é considerado um ativo de reserva global e um porto seguro. Investidores buscam proteção contra riscos, movendo capital para ativos mais estáveis, como o dólar e títulos do Tesouro dos EUA.

Além disso, os juros mais altos ainda praticado nos EUA tornam investimentos em dólar mais atraentes, especialmente para quem busca rendimentos seguros em títulos do Tesouro americano. Com taxas mais elevadas, investidores globais migram capital para os EUA, aumentando a demanda pelo dólar e fortalecendo sua cotação como podemos visualizar no Indice Dólar (DXY) abaixo: 

(Índice Dólar DXY, TradingView)

Cenário de Oportunidades

Em um momento de cautela como o de agora, existe o lado pessimista e o lado de quem está em busca de oportunidades. Existem "gears" que direcionam o preço a curto e médio prazo, e isso é muito importante para definição do gatilho. Os gatilhos macroeconômicos no mercado de capitais são eventos que alteram as expectativas dos investidores e podem gerar grandes movimentos nos preços dos ativos. Eles afetam o fluxo de capital, o apetite por risco e a precificação dos mercados.

Com uma incerteza em relação a trajetória dos juros dos Estados Unidos, nossa atenção deve estar voltada à fatores que favoreçam a redução dele. Desde atitudes advindas do presidente, indicadores de inflação, ou ordens executivas favoráveis ao setor. O que não resta dúvidas é que estamos em um período de excelentes oportunidades, em um mercado que ainda não experimentou o ápice do "dinheiro barato" neste atual ciclo.

Empty space, drag to resize
DISCLAIMER INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Analista Luiz Gustavo Nunes – CNPI-T: 3656

Este relatório de análise foi elaborado por Luiz Gustavo Nunes, analista autônomo CNPI-T n° 3656 (“Analista”), nos termos do art. 3º, inc. I, da Resolução CVM Nº 20/2021. Ele foi feito com a intenção de oferecer dados úteis para que o investidor faça sua própria escolha de investimento, sem configurar nenhum tipo de proposta ou convite para aquisição e/ou negociação de qualquer produto. As informações neste documento são consideradas corretas na data de sua publicação e foram adquiridas de fontes públicas. O Analista se isenta de qualquer responsabilidade por decisões tomadas pelo cliente com base neste documento.

Este documento foi feito levando em conta a classificação de risco dos produtos, visando produzir resultados de alocação para cada tipo de investidor.

O responsável por este documento afirma que as sugestões expressam apenas as suas análises e opiniões individuais, produzidas de maneira independente, inclusive em relação ao Analista, e que podem ser alteradas sem aviso prévio devido a mudanças nas condições de mercado.

O analista encarregado pelo conteúdo deste documento e pela observância da Instrução CVM nº 20/2021 está indicado acima.

O analista contido neste relatório está comprometido a cumprir todas as regras estabelecidas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários.

Os produtos descritos neste documento podem não ser apropriados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão, os clientes devem proceder à verificação de adequação (suitability) e confirmar se os produtos descritos são adequados ao seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer mudança de carteira, mas apenas orientação sobre produtos adequados a um determinado perfil de investidor.

A rentabilidade dos produtos financeiros pode variar e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir em um curto espaço de tempo. Rendimentos passados não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações neste material são baseadas em simulações e os resultados efetivos podem ser significativamente diferentes.

O Analista se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos, diretos ou indiretos, decorrentes do uso deste relatório ou seu conteúdo.

A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é realizada com base em conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Dessa forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.

O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, verifique se seu perfil pessoal de risco condiz com a operação que está querendo realizar. Uma ação é uma parcela do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento cuja rentabilidade não é predeterminada, variando de acordo com as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os rendimentos passados não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, expressa ou implícita, é feita neste material em relação aos desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.

O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, verifique se seu perfil pessoal de risco condiz com a operação que está querendo realizar. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor, tal como num contrato de seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.

O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, verifique se seu perfil pessoal de risco condiz com a operação que está querendo realizar. São contratos para compra ou venda de uma certa quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, respeitando o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação mais uma parcela correspondente aos juros – que são determinados livremente no mercado, de acordo com o prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas de duas formas: cobertura ou margem.

O investimento em Mercados Futuros envolve riscos de perdas patrimoniais significativas, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, verifique se seu perfil pessoal de risco condiz com a operação que está querendo realizar. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo ser um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.